Foto: Vinicius Becker
Em Santa Maria, chuva permaneceu constante por toda a manhã desta sexta
A sexta-feira (7) segue com chuva forte e descargas elétricas em Santa Maria e região, sob efeito do ciclone extratropical que avança pelo Rio Grande do Sul.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Até as 15h30min, cidades mais ao norte da região concentraram os maiores acumulados: Cruz Alta registrou 145 milímetros, o maior volume observado no Estado, seguida por Tupanciretã, com 126mm.
Segundo o meteorologista Gustavo Verardo, da BaroClima, a tendência é que o acumulado em Tupanciretã também ultrapasse os 100mm nas próximas horas. De acordo com o coordenador da Defesa Civil no município, Sival Freitas, chove bastante no município, mas sem a presença de ventos fortes. Até o momento, não foram registrados transtornos e ocorrências relacionadas à chuva.
Freitas afirma que algumas áreas estão sendo monitoradas pelas equipes do município. Entre elas, os locais próximos ao Arroio Passo Novo, como o Bairro De Fátima, além de locais com alagamentos frequentes, como o cruzamento da Avenida Venâncio Aires com a Rua João Manuel, a Rua Jango Vidal e os bairros Acelino Flores e Lizabel.
Em outros municípios da região, os volumes também são expressivos: Santiago, Cacequi, São Francisco de Assis e São Gabriel estão entre as cidades com os maiores índices.
Chuva observada na região – Sexta-feira (7) – 0h às 15h30min
Cruz Alta 145mm
Tupanciretã 126mm
Santiago 89mm
Cacequi 69mm
São Gabriel 57mm
Lavras do Sul 51mm
Jaguari 51mm
Caçapava do Sul 50mm
São Francisco de Assis 49mm
São Pedro do Sul 49mm
Nova Palma 47mm
Rosário do Sul 46mm
São Sepé 46mm
Itaara 45mm
Ivorá 44mm
Júlio de Castilhos 43mm
Faxinal do Soturno 43mm
Silveira Martins 42mm
São Martinho da Serra 41mm
São Vicente do Sul 39mm
Santa Maria
Em Santa Maria, os acumulados variam conforme as estações de aferição: Perpétuo Socorro, Tecnoparque e Camobi - Novo Horizonte concentram os maiores registros até o fim da manhã. Até o fim da manhã desta sexta-feira, a chuva segue constante, com variação na intensidade do vento.
O município segue em alerta vermelho, conforme boletim atualizado às 6h20min desta sexta-feira pela Secretaria de Resiliência Climática e Relações Comunitárias, que aponta chuva entre 80 e 100 milímetros e rajadas de vento de até 70 km/h ao longo do dia. Equipes da prefeitura estão mobilizadas para monitorar áreas vulneráveis, como Passo do Verde, Perau, Santa Tereza e Vila Renascença, conhecidas por alagamentos recorrentes.
De acordo com Verardo, o risco de temporais intensos deve diminuir entre o fim da tarde e a noite, com melhora gradual do tempo no sábado (8). O domingo (9), quando ocorre a 83ª Romaria da Medianeira, deve ser de sol e temperaturas amenas, com mínima de 12°C e máxima de 24°C.
Chuva observada em Santa Maria – Sexta-feira (7) – 0h às 15h30min
Perpétuo Socorro 58mm
Tecnoparque 53mm
Camobi Novo Horizonte 53mm
Camobi - João Machado Soares 53mm
Lorenzi 45mm
Pres. Vargas - Bonfim 43mm
Camobi INMET 42mm
Precisa de ajuda? Ligue:
– Defesa Civil: 153
– WhatsApp: (55) 99900-7940
– Corpo de Bombeiros: 193